quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Imposto para Viagens ao Exterior - O que encarece e o que não

Nesses últimos dias tá uma loucura de pessoas correndo atrás e preocupadas com viagens para o exterior, com este novo imposto de 25% (vinte e cinco) por cento para viagens. 

Ele sim vai encarecer as viagens mas em alguns tipos específicos e não todas as viagens para o exterior.

O que ocorre, por exemplo, quem compra um PACOTE TURÍSTICO com uma empresa brasileira, que faz uma remessa para o EXTERIOR para pagamento dos hotéis, cruzeiros, passagens aéreas - estes sim terão o imposto de 25% sobre o pacote.

Por exemplo, um pacote de R$ 10.000,00 para a Europa em 10 vezes sem juros comprados em Agencia de Viagens, sairá por R$ 12.500,00 - pois a agência irá fazer a remessa do seu dinheiro para o exterior para pagar os hotéis, voos e cruzeiros.

Por outro lado, nada muda nas seguintes situações:

- Compras no exterior com cartão de crédito
- Compra de moeda estrangeira para viagem
- Transferências Bancárias de outras espécies para o exterior
(nesses casos continua a legislação vigente)

- Pagamento de hotéis feito no exterior
- Pagamento realizado em sites internacionais com cartão de crédito
(nesses casos, você não faz uma remessa para o Exterior, você faz uma compra direta com seu cartão de crédito internacional)

- Remessas de dinheiro para o exterior para fins educacionais ou médicos

- Remessas de dinheiro para o exterior para manutenção de dependente

Ou seja, se você reserva um quarto de hotel pelo site Booking.com ou compra uma passagem aérea diretamente da empresa, você não irá pagar o imposto.

Mas se você compra de uma empresa brasileira que "repassa" os valores para os hotéis ou para as empresas de aviação internacionais, aí sim incidirá o imposto em discussão.

Vale o debate e o esclarecimento.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Score - Você tem um e isso Define Muita Coisa

Por algumas vezes ouvi falar do Score da pessoa, que ela não atingiu o score necessário para conseguir um financiamento ou um crédito em banco - que a pessoa precisa melhorar o seu score , etc....

Mas afinal, o que é esse Score?

Score é, em palavras simples, uma estatística realizada levando em consideração sua região e sua vida financeira que vai definir se as chances de você ficar inadimplente são boas ou não. Normalmente este score vai de 0 a 1000 e quanto menor, mais são as possibilidades de se "dar o calote". Não significa que você daria o calote, mas que pela estatística apresentada, você oferece um risco maior do que outra pessoa.

Releve-se que quem vai emprestar, ou fazer um financiamento ou a compra de um veículo vai ter o seu score analisado e levado em consideração - sendo que não é somente isso que fazem.

Um score bom acena para a aprovação do crédito de forma mais fácil, uma taxa de juros menor, a não apresentação de garantias em alguns casos, etc...

O score baixo pode resultar na não aprovação do crédito, limitação do valor a ser financiado ou emprestado, maiores taxas de juros e até garantias determinadas.

Para aumentar o seu Score, deve-se pagar as contas em dia, ter uma vida financeira saudável.

O fato de limpar o seu nome não implica que seu score vai decolar.. ele irá melhorar pouco a pouco, de acordo com sua vida financeira.

Existem alguns tipos de Scores:

1 - Apllication Score - que normalmente é o mais utilizado. Este Score tem por base uma instituição de crédito que nunca trabalhou com você, mas quer saber o seu potencial de ficar inadimplente ou não

2 - Behaviour Score - Este caso normalmente é o Score de comportamento seu perante uma instituição que você já trabalha. Por exemplo, o banco onde você possui conta, mensalmente vão analisar os clientes para ver se podem dar novas linhas de crédito ou até mesmo novos produtos.

3 - Score de Crédito - esse como o nome diz, apresenta a estatística da pessoa, se está inadimplente ou não ,se já esteve, quantas vezes, etc... tudo para gerar a potencialidade de novos inadimplementos.

Basicamente, todo mundo tem scores em todos os momentos da vida... Quando você vai comprar um carro, você pesa na balança se ele é flex ou não, quantos quilômetros por litro ele faz, etc... todas estas informações geram um Score e você escolhe o carro que se adequa ao seu perfil.

O Score das instituições financeiras é basicamente o mesmo.